Para ter uma carreira mais sólida e promissora na contabilidade é preciso encarar o desafio de vender seus serviços contábeis. Para ajudar você, reunimos as principais técnicas de vendas. Confira!
Já reparou que para se destacar mais nesse mercado tão competitivo é preciso ter conhecimentos para além da sua área de atuação? Pois é, na área de contabilidade também é necessário saber sobre o setor comercial, a fim de aumentar as vendas do seu escritório contábil, expandindo a imagem da sua marca e atraindo mais clientes.
Por mais que você tenha o hábito de atualizar seus aprendizados para ser um contador melhor, é necessário saber demonstrar o seu valor para que outros empreendedores entendam a importância de contratar os seus serviços. Esse processo é desafiador, mas pode render ótimos frutos à sua vida profissional.
Porém fica o questionamento: como fazer com que outros empresários saibam que eles precisam dos seus serviços contábeis? Para isso, é indicado conhecer os perfis dos seus clientes, manter um bom relacionamento com eles e utilizar estratégias comerciais para conquistar o seu público.
Ao longo deste artigo, você vai entender como utilizar as melhores estratégias para vender seus serviços contábeis, alavancar seus resultados, aumentar a satisfação de seus consumidores e expandir o alcance da sua marca. Boa leitura!
Se você já consegue ótimos resultados sem saber vender os serviços do seu escritório de contabilidade, imagina o quanto seria possível avançar ao adotar estratégias comerciais. Diversos benefícios podem ser gerados ao você se tornar especialista em vendas dos seus serviços, entre eles:
Para obter os benefícios que citamos há pouco e, ainda, ter mais sucesso na sua carreira de profissional contábil, é necessário estabelecer objetivos e implementar algumas estratégias. Listamos as principais delas a seguir para ajudar você nesse processo. Confira!
Antes de olhar para os seus clientes ou para a concorrência, o primeiro passo deve ser olhar para a sua própria empresa. Você deve observar não somente a identidade visual e a comunicação, mas também a presença digital e outros fatores importantes, como:
Depois de fazer uma observação mais detalhada em como tem sido a estrutura do seu negócio até então, é importante identificar o que deve mudar de rota: quais estratégias e processos podem ser transformados positivamente para alcançar seus objetivos?
Caso seja necessário mudar a identidade de comunicação ou o modo de vender os seus serviços, invista em melhorias coerentes com os seus valores, propósitos e também com as preferências e necessidades dos seus clientes. Essa é uma ótima etapa para definir seus diferenciais e acertar os próximos passos.
Uma das estratégias mais importantes para gerar impactos positivos à divulgação e venda de seus serviços contábeis é investir em um site profissional. Manter presença nas redes sociais é essencial, mas ter um espaço próprio no meio online é de extrema necessidade para ter um canal mais sólido e gerar credibilidade.
Além de transmitir mais confiança, por meio de um site profissional, é possível melhorar o seu posicionamento em sites de busca, atrair mais pessoas, analisar dados precisos, expandir o reconhecimento da sua marca, aumentar as possibilidades de contato e venda, e linkar os seus outros canais de comunicação.
Para melhorar o alcance do seu site e, dessa forma, aumentar o número de visitantes, é indicado atentar para alguns passos, como:
Quando falamos sobre vendas, estamos falando muito mais do que o ato de fechar negociações e aumentar a lucratividade: é preciso focar nas pessoas e na relação desenvolvida com elas.
Oferecer conteúdos relevantes é ir além da divulgação dos seus serviços ou produtos, é uma ótima forma de se comunicar com os seus clientes em potencial. É recomendável produzir conteúdos que tenham a ver tanto com os seus serviços quanto com o perfil do seu público, a fim de criar diálogos.
Uma prática que pode ajudar você e toda a equipe é automatizar os processos, investindo em um sistema de gestão, para reduzir o tempo com atividades burocráticas, diminuir falhas e prejuízos, e aumentar a qualidade dos serviços prestados.
Um software de automação também pode tornar o processo comercial mais prático e eficaz, por gerar relatórios com dados e métricas, armazenar perfis de clientes, aumentar a produtividade e melhorar a experiência do público.
Nós sabemos que você conhece os objetivos de cada um dos serviços que oferece, mas é importante pensar nos benefícios que eles podem gerar aos clientes. Afinal, como o seu trabalho pode impactar positivamente a vida de outros empreendedores? Para agregar valor ao que você faz, é indicado:
Apesar de muitas pessoas enxergarem os contadores como profissionais que lidam com burocracias, você pode demonstrar que isso é apenas uma parte do conjunto de atividades que você realiza, com o objetivo de identificar problemas, buscar as soluções ideais, ajudar na tomada de decisões e cuidar da saúde das empresas.
Ao se aproximar mais dos seus clientes e mostrar que é possível ajudá-los de forma mais prática, concreta e eficaz, você pode aumentar a sua carteira de consumidores, ter insights para expandir a sua empresa de contabilidade e vender os seus serviços contábeis com mais facilidade.Saiba como utilizar a estratégia Spin Selling em seu escritório contábil para estar à frente da concorrência.