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Contador vendedor
1 dezembro, 2021

Quer se tornar um especialista e vender seus serviços contábeis?

Para ter uma carreira mais sólida e promissora na contabilidade é preciso encarar o desafio de vender seus serviços contábeis. Para ajudar você, reunimos as principais técnicas de vendas. Confira!

Já reparou que para se destacar mais nesse mercado tão competitivo é preciso ter conhecimentos para além da sua área de atuação? Pois é, na área de contabilidade também é necessário saber sobre o setor comercial, a fim de aumentar as vendas do seu escritório contábil, expandindo a imagem da sua marca e atraindo mais clientes.

Por mais que você tenha o hábito de atualizar seus aprendizados para ser um contador melhor, é necessário saber demonstrar o seu valor para que outros empreendedores entendam a importância de contratar os seus serviços. Esse processo é desafiador, mas pode render ótimos frutos à sua vida profissional.

Porém fica o questionamento: como fazer com que outros empresários saibam  que eles precisam dos seus serviços contábeis? Para isso, é indicado conhecer os perfis dos seus clientes, manter um bom relacionamento com eles e utilizar estratégias comerciais para conquistar o seu público. 

Ao longo deste artigo, você vai entender como utilizar as melhores estratégias para vender seus serviços contábeis, alavancar seus resultados, aumentar a satisfação de seus consumidores e expandir o alcance da sua marca. Boa leitura!

Por que é importante saber vender seus serviços contábeis?

Se você já consegue ótimos resultados sem saber vender os serviços do seu escritório de contabilidade, imagina o quanto seria possível avançar ao adotar estratégias comerciais. Diversos benefícios podem ser gerados ao você se tornar especialista em vendas dos seus serviços, entre eles:

  • geração de competitividade no mercado;
  • boas expectativas para o futuro;
  • possibilidade de lidar com crises ou imprevistos de forma mais prática;
  • saúde financeira em dia;
  • fechamento de bons negócios;
  • otimização de tempo e lucratividade;
  • captação e fidelização de clientes;
  • construção de autoridade no segmento;
  • melhorias na imagem da sua marca.

Como aumentar as vendas do seu escritório de contabilidade?

Para obter os benefícios que citamos há pouco e, ainda, ter mais sucesso na sua carreira de profissional contábil, é necessário estabelecer objetivos e implementar algumas estratégias. Listamos as principais delas a seguir para ajudar você nesse processo. Confira!

Analise a sua empresa

Antes de olhar para os seus clientes ou para a concorrência, o primeiro passo deve ser olhar para a sua própria empresa. Você deve observar não somente a identidade visual e a comunicação, mas também a presença digital e outros fatores importantes, como:

  • engajamento da equipe;
  • histórico de vendas;
  • estrutura da organização;
  • relacionamento com clientes e fornecedores;
  • armazenamento e compartilhamento de documentos;
  • lucratividade;
  • carteira de clientes;
  • oferta de serviços.

Faça uma avaliação dos processos

Depois de fazer uma observação mais detalhada em como tem sido a estrutura do seu negócio até então, é importante identificar o que deve mudar de rota: quais estratégias e processos podem ser transformados positivamente para alcançar seus objetivos?

Caso seja necessário mudar a identidade de comunicação ou o modo de vender os seus serviços, invista em melhorias coerentes com os seus valores, propósitos e também com as preferências e necessidades dos seus clientes. Essa é uma ótima etapa para definir seus diferenciais e acertar os próximos passos.

Invista em um site profissional

Uma das estratégias mais importantes para gerar impactos positivos à divulgação e venda de seus serviços contábeis é investir em um site profissional. Manter presença nas redes sociais é essencial, mas ter um espaço próprio no meio online é de extrema necessidade para ter um canal mais sólido e gerar credibilidade.

Além de transmitir mais confiança, por meio de um site profissional, é possível melhorar o seu posicionamento em sites de busca, atrair mais pessoas, analisar dados precisos, expandir o reconhecimento da sua marca, aumentar as possibilidades de contato e venda, e linkar os seus outros canais de comunicação.

Para melhorar o alcance do seu site e, dessa forma, aumentar o número de visitantes, é indicado atentar para alguns passos, como:

  • utilizar técnicas de SEO;
  • analisar os dados obtidos;
  • entregar conteúdos de qualidade;
  • manter uma boa frequência nas atualizações;
  • ter uma comunicação transparente, humanizada e ágil;
  • pedir ajuda a profissionais de marketing digital;
  • divulgar o site em redes sociais, e-mail marketing e anúncios patrocinados.

Ofereça conteúdos relevantes ao público

Quando falamos sobre vendas, estamos falando muito mais do que o ato de fechar negociações e aumentar a lucratividade: é preciso focar nas pessoas e na relação desenvolvida com elas. 

Oferecer conteúdos relevantes é ir além da divulgação dos seus serviços ou produtos, é uma ótima forma de se comunicar com os seus clientes em potencial. É recomendável produzir conteúdos que tenham a ver tanto com os seus serviços quanto com o perfil do seu público, a fim de criar diálogos.

Utilize ferramentas de automação

Uma prática que pode ajudar você e toda a equipe é automatizar os processos, investindo em um sistema de gestão, para reduzir o tempo com atividades burocráticas, diminuir falhas e prejuízos, e aumentar a qualidade dos serviços prestados. 

Um software de automação também pode tornar o processo comercial mais prático e eficaz, por gerar relatórios com dados e métricas, armazenar perfis de clientes, aumentar a produtividade e melhorar a experiência do público.

Agregue valor ao seu serviço

Nós sabemos que você conhece os objetivos de cada um dos serviços que oferece, mas é importante pensar nos benefícios que eles podem gerar aos clientes. Afinal, como o seu trabalho pode impactar positivamente a vida de outros empreendedores? Para agregar valor ao que você faz, é indicado:

  • conhecer as dores dos seus clientes;
  • mostrar disponibilidade para tirar dúvidas;
  • oferecer um atendimento personalizado para atender cada necessidade;
  • entender como os seus serviços podem funcionar como uma solução;
  • mostrar que os serviços contábeis são um investimento, e não um custo;
  • destacar os impactos positivos do seu trabalho na área financeira da empresa;
  • falar sobre contabilidade como uma consultoria para solucionar os problemas e ajudar na tomada de decisões, e não somente como algo burocrático.

Apesar de muitas pessoas enxergarem os contadores como profissionais que lidam com burocracias, você pode demonstrar que isso é apenas uma parte do conjunto de atividades que você realiza, com o objetivo de identificar problemas, buscar as soluções ideais, ajudar na tomada de decisões e cuidar da saúde das empresas.

Ao se aproximar mais dos seus clientes e mostrar que é possível ajudá-los de forma mais prática, concreta e eficaz, você pode aumentar a sua carteira de consumidores, ter insights para expandir a sua empresa de contabilidade e vender os seus serviços contábeis com mais facilidade.Saiba como utilizar a estratégia Spin Selling em seu escritório contábil para estar à frente da concorrência.

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