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Contador persuasivo
9 outubro, 2021

O poder da persuasão na conquista de novos clientes para o seu escritório contábil

Vender e atrair mais clientes sempre envolve diversas técnicas, e entender como funciona a persuasão pode ajudar você a impulsionar os resultados do seu escritório contábil. Saiba como!

Quem trabalha com contabilidade já sabe o quão desafiador é se manter sempre atento às tendências e inovações do mercado, mas é preciso saber quais técnicas podem ajudar a sua empresa a manter as atividades e aumentar os lucros de forma mais prática e eficaz. 

Afinal, como atrair mais clientes em um mercado tão competitivo e que está em constante transformação? Esse é um dos primeiros questionamentos que você deve fazer com o objetivo de mudar a forma como a sua empresa contábil se posiciona e vende os seus serviços.

Utilizar a técnica de persuasão em vendas é extremamente útil para contadores e outros empresários que precisam aumentar a sua carteira de clientes e as suas vendas. Neste artigo, separamos as melhores dicas para ajudar você a utilizar o poder da persuasão no seu escritório contábil para garantir mais sucesso. 

O que é técnica de persuasão?

Muito utilizadas por profissionais que atuam diretamente com vendas, as técnicas de persuasão visam conseguir a aceitação dos clientes, e persuadir é basicamente melhorar a comunicação com o interlocutor para convencê-lo a fazer algo com mais facilidade. 

Para isso, é necessário que você saiba tudo sobre os serviços ou produtos que oferece, além de entender os benefícios que eles podem gerar aos consumidores e quais são os valores da sua empresa.

Vale ressaltar que as técnicas de persuasão não devem ser confundidas com técnicas emocionais, enganação ou manipulação: persuadir é aplicar estratégias de comunicação com o propósito de oferecer algo benéfico para outras pessoas, utilizando argumentos lógicos, para convencê-la de forma honesta a tomar alguma atitude.

De acordo com a obra “As Armas da Persuasão“, de Robert B. Cialdini, há 6 gatilhos mentais que contribuem para a construção de argumentos na hora de utilizar a técnica de persuasão:

  • reciprocidade;
  • compromisso e coerência;
  • aprovação social;
  • afeição;
  • autoridade;
  • escassez.

Por que utilizar técnicas de persuasão?

Se você é contador, não pretende trabalhar apenas com vendas, acha que não leva jeito para o setor comercial e está em dúvida se vale realmente a pena aprender mais sobre técnicas de persuasão, pode ter certeza de que esse conhecimento pode melhorar bastante as suas negociações no dia a dia.

Imagine a situação hipotética de que um cliente que você está prospectando para a sua empresa contábil relata que achou os serviços caros e que, por isso, não vai poder contratá-lo. Como é possível mudar essa situação a seu favor?

Utilizar técnicas de persuasão é uma ótima escolha para ter mais sucesso tanto na sua vida pessoal quanto profissional, pois pode destacar o seu trabalho perante à concorrência, fechar contratos e acordos melhores, ajudar mais clientes e agregar valor às suas estratégias e atividades.

Como utilizar técnicas de persuasão no seu escritório contábil?

Agora que você já entendeu o significado e o porquê das técnicas de persuasão, é hora de saber como utilizá-las para atrair clientes e ter melhores resultados em seu escritório contábil com mais facilidade e eficiência. Confira, a seguir, as principais formas de fazer isso!

Utilize CTAs nos conteúdos digitais da sua empresa

O CTA (call to action) é um recurso muito utilizado nas estratégias de marketing digital, sendo um convite para que as pessoas façam algo, como ler um e-mail, fazer download de um e-book, comentar ou compartilhar um conteúdo, por exemplo.

Dessa forma, o CTA também pode ser utilizado como uma técnica de persuasão e vendas na sua empresa de contabilidade, focando nas vantagens e nos diferenciais dos seus serviços. 

Uma sugestão de CTA para contadores é, em vez de utilizar um botão com a frase “quero investir em gestão financeira para minha empresa”, você pode colocar “quero mais qualidade de vida e melhorar a saúde financeira do meu empreendimento”: assim você destaca os benefícios que os consumidores podem adquirir ao comprar os seus serviços.

SPIN Selling

Outra técnica muito utilizada é chamada de SPIN Selling (Situation, Problem, Implication e Need Pay-oF), criada no final da década de 80, que tem o objetivo de focar no cliente e atentar mais para a consultoria do que para o processo de  vendas em si. 

Por meio dessa técnica, você precisa saber quem é o cliente, quais são os motivos de ele ter procurado os seus serviços, como o seu trabalho pode ajudá-lo e quais soluções devem ser entregues para atender às suas necessidades.

Ao atentar para o que o consumidor precisa, você dá mais atenção aos seus problemas, coleta dados relevantes e, ainda, se aproxima mais desse empresário, a fim de identificar qual é a solução ideal para resolver a sua situação da melhor forma, o que também funciona como uma técnica de persuasão e venda.

Rapport

Também com o foco no cliente, a técnica Rapport pode ser utilizada como um complemento em qualquer uma das técnicas citadas anteriormente, visando facilitar os momentos de negociação.

Sabe quando fica mais difícil convencer o cliente de que o seu serviço pode solucionar a situação em que ele se encontra? Pois é, a Rapport tem o objetivo de aumentar a sinergia do diálogo, fazendo com que você mostre atenção para entender o que o consumidor busca. 

Para utilizar essa técnica, é recomendável: dar espaço para que o empresário fale tudo o que ele precisa; ter uma comunicação transparente, sincera e empática; ter empatia; utilizar o mesmo tom de voz do cliente; entender as características do consumidor; evitar frases ou palavras negativas e utilizar argumentos honestos.

Como obter mais sucesso com as técnicas de persuasão para atrair mais clientes?

Vender é sempre uma relação que envolve duas pessoas ou mais e, por isso, é interessante aprimorar as suas habilidades de comunicação para além dos aprendizados sobre técnicas de persuasão. Veja quais práticas devem ser adotadas para você obter mais sucesso na captação de clientes:

  • transmita confiança e segurança ao cliente;
  • saiba mostrar os seus diferenciais;
  • ofereça atendimentos personalizados;
  • mostre disponibilidade para tirar dúvidas;
  • construa sua autoridade no mercado;
  • utilize provas sociais;
  • mantenha um bom relacionamento com o público da sua empresa;
  • apresente soluções que atendam às necessidades particulares de cada cliente.

Temos certeza de que com essas práticas e técnicas, o seu escritório de contabilidade vai atrair mais clientes e aumentar a lucratividade. E aí, preparado para aplicar as técnicas de persuasão nas suas próximas negociações?

Descubra como captar mais clientes para sua empresa contábil.

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