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7 abril, 2020

Qual a importância da presença digital para o escritório de contabilidade?

De acordo com os dados obtidos na pesquisa do IBGE, em 2020, dois terços da população do Brasil (69,8%) possuem acesso à internet e, segundo a pesquisa da Comscore, o Brasil é o país que mais está conectado nas redes sociais em toda a América Latina.

Esses dados revelam mudanças no comportamento das pessoas e novas oportunidades para as empresas, que cada vez mais estão percebendo a importância de estarem próximas aos seus clientes e terem uma forte presença digital também.

Entretanto, nem todos já sabem que existe um vasto universo para além das redes sociais: ter um site é bastante necessário para solidificar sua presença na internet e obter melhores resultados a longo prazo com isso. 

Você entende como um site pode ser extremamente útil para alavancar a imagem e os lucros de sua empresa? Pois é, hoje um contador precisa ir para muito além dos números e acompanhar as transformações digitais do mercado para se destacar mais. Acompanhe esse conteúdo com a gente e confira tudo que precisa saber!

1. Melhoria no relacionamento com os clientes

As redes sociais já favorecem o contato com os clientes, pois oferecem diversas formas de interação e permitem que sua empresa fique disponível sempre disponível no meio online.

Ter um site ajuda a complementar o que as redes sociais podem fazer e ainda traz uma série de muitos outros benefícios, sabia? Isso porque as redes sociais podem mudar a qualquer momento, mas o endereço virtual da sua empresa será um espaço apenas seu, que pode ser aperfeiçoado ao longo do tempo. 

O site também se torna mais um local de comunicação para os seus clientes, podendo armazenar dados muito importantes e aumentar a divulgação dos seus produtos ou serviços. Sem falar no fato de que ter um site facilita que mais pessoas encontrem você por meio de sites de pesquisa, ou seja, favorece a fidelização e atração de novos clientes.

2. Reconhecimento da marca

Você sente que já se esforçou muito, mas ainda não alcançou o devido reconhecimento para a sua empresa? Bom, isso pode acontecer por diversos motivos e é preciso estar atento para pensar em novas estratégias.
Pensando nisso, algumas estratégias que você pode realizar para gerar mais visibilidade ao seu escritório são:

  • Analisar quais são as redes sociais que seu público está mais presente e focar no uso destas;
  • Investir em um conteúdo diferenciado, que tenha a ver com as personas da sua empresa e se destaque da concorrência;
  • Ir para além dos produtos ou serviços: fazer postagens de interação, pedir sugestões aos seus clientes e oferecer dicas úteis e importantes por meio de conteúdo para eles;
  • Ter um blog em seu site para se tornar autoridade em assuntos relevantes da área contábil e fazer atualizações constantes para manter seu público interessado;

Investir em uma identidade visual que transmita as ideias e os valores da sua marca, e que não sejam diferentes no meio online e offline, para proporcionar rápida identificação no público.

3. Aumento de vendas

As redes sociais costumam ser o principal canal de comunicação com os clientes, por ser mais acessível e prático, mas isso pode render ainda mais resultados.

Caso a sua empresa tenha um site, é possível linkar suas redes sociais com ele para que o público identifique que é possível saber ainda mais sobre sua empresa e ter a oportunidade de falar com sua equipe mais facilmente ao acessá-lo.

Isso pode melhorar a comunicação e o interesse dos clientes pelos serviços ou produtos que sua empresa oferece, até pela credibilidade maior que um site pode gerar.

Além disso, ter um site permite que suas vendas possam ser feitas a qualquer momento, independentemente de estar no horário comercial ou de ter sua equipe a postos: é mais lucros para sua empresa e mais praticidade para seus colaboradores.

4. Análise de dados

Ainda não se convenceu da importância de investir na presença online da sua empresa? Ao utilizar redes sociais e criar um site para divulgar seus serviços ou produtos, você garante mais controle sobre o que está acontecendo e sobre o que seu negócio pode se tornar. 

Isso se torna possível por meio da análise de dados. Sim, ao investir em mídias, você também vai mexer com números, porcentagens, tabelas, planilhas e gráficos, e não serão poucos, mas farão toda a diferença para a gestão e equipe de sua empresa. 

Você terá a oportunidade de analisar o perfil e as preferências de quem acompanha suas redes sociais, entender quais são os assuntos que mais despertam a atenção do seu público, avaliar como melhorar o seu conteúdo, verificar o tempo que as pessoas passam no seu site, descobrir o que leva elas até lá e identificar o que pode ser melhorado, entre vários outros pontos.

5
. Mais insights

Por meio dos dados obtidos, você vai adquirir mais facilidade para ter insights e uma base mais assertiva para pensar nas próximas estratégias.

Vale se reunir com sua equipe, analisar os relatórios e ver o que pode ser transformado, a fim de alcançar as metas e os objetivos definidos, de acordo com as necessidades da empresa.

6. Planejamentos assertivos

E, claro, não poderia faltar a parte do planejamento. Para que a sua presença digital dê bons frutos, você precisa saber que planejar com antecedência é essencial para estar sempre à frente e se destacar perante à concorrência.

Aproveite os dados coletados para entender as mudanças a serem feitas e realize a análise, juntamente com a sua equipe, do que a concorrência tem feito. Isso pode ajudar bastante sua empresa contábil a ter resultados mais sólidos e garantir o tão almejado sucesso.

Esperamos ter ajudado você com nossas dicas! Continue de olho em nosso blog para ficar por dentro de assuntos relacionados à gestão, presença digital e negócios. Acompanhe também nosso trabalho pelas redes sociais: Facebook, Instagram e Linkedin. Até mais!

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