Hoje, muitas empresas já utilizam as redes sociais para colocar em prática suas estratégias de marketing. Porém, escolher aquela que será mais efetiva para o seu negócio nem sempre é uma tarefa fácil.
Para auxiliar você nessa missão, mostraremos aqui os pontos mais importantes em uma rede social empresarial, o que você deve considerar antes de criar perfis em redes sociais e quais são as particularidades de cada uma delas. Acompanhe!
Devido ao seu incrível alcance, as redes sociais geram maior conhecimento de marca e lucratividade para as empresas. Para se ter uma ideia, mais de 78 milhões de pessoas possuem contas ativas em redes sociais somente no Brasil!
Além disso, as redes sociais são bons canais de atendimento e fidelização do cliente. Por meio delas, é possível entender os principais sentimentos do cliente quanto à sua empresa e ao seu produto.
As principais redes sociais, atualmente, são: Facebook, Twitter, LinkedIn, Instagram, Pinterest e Google+. Veja agora o que sua empresa deve saber antes de criar uma rede social.
Antes da criação de uma nova conta em alguma rede social, é importante observar alguns fatores como as preferências do público, as mídias em que seu público-alvo está mais presente e quais são as possibilidades de gestão de cada uma.
As preferências do público, em geral, são muito importantes e um ótimo indicativo de como começar a escolher qual (ou quais) redes sociais você deve escolher. Se uma delas consegue atrair muitas pessoas, provavelmente sua persona (representação do seu cliente ideal) estará nessa rede.
Ao mesmo tempo, há possibilidade de uma rede social não ter um grande número de contas, se comparada a outras, mas possuir as pessoas que mais interessam na sua empresa.
Por isso, além de considerar aquelas redes cujo número de internautas ativos são grandes, leve em consideração aquelas em que o público é especializado e de interesse da empresa.
Por fim, é necessário considerar a possibilidade de participação e engajamento da empresa com a rede que sua empresa considera criar, uma vez que as redes sociais devem ser nutridas corretamente. Por isso, é interessante que a empresa dedique algumas horas para o perfil.
Cada rede possui particularidades que a faz diferente das demais. Assim, cada uma delas deve ter conteúdo criado especialmente para ela.
O Facebook possui mais de 1,4 bilhão de contas criadas. Por lá, é possível criar fan pages (páginas destinadas a empresas e interesses) e ter contato direto com o cliente. Além disso, pode-se criar anúncios segmentados para divulgar seu serviço ou produto para seu público-alvo.
A principal diferença do Twitter, quando comparado a qualquer outra rede, é a limitação de 140 caracteres para uma publicação. Tal fato faz com que suas publicações sejam resumidas e diretas, enquanto as imagens tornam-se importantíssimas.
O Instagram é a rede mais conhecida e utilizada para divulgação de conteúdo em vídeo e imagens — é mais utilizado pelas empresas cujo apelo visual é maior.
Entretanto, pela sua popularidade, empresas de diversos ramos estão utilizando a rede. Por serem conectados, a gestão de anúncios e o engajamento dos usuários do Facebook e do Instagram podem ser interligados.
A grande vantagem da rede está na possibilidade de encontrar um lead qualificado, uma vez que a rede é especializada em perfis profissionais e empresariais. Dessa forma, a rede é interessante para as empresas que trabalham com B2B (comércio entre empresas) e oferecem serviços a partir de produtos de grande valor agregado.
Embora a rede não seja tão utilizada, sua importância está em sua conexão de informações com o Google que, não raramente, poderá levar um usuário à sua página empresarial.
Rede social com grande número de mulheres e destinado a imagens para instrução, explicação ou humor. É um ótimo local para ter inspiração quanto a temas e fontes.
Perfis em redes sociais precisam ser nutridos com conteúdo personalizado, considerando todas as informações acima. Pense em qual lugar sua persona mais gasta seu tempo e invista nela.
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