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10 dezembro, 2020

Honorários contábeis: como calcular corretamente

Quem trabalha com contabilidade é reconhecido como responsável pela saúde financeira das empresas, sabendo indicar os valores que os clientes devem cobrar por seus produtos ou serviços – analisando os custos e as despesas – para que eles não corram risco de ter prejuízos inesperados.

A gente sabe que, apesar de entender aprofundadamente sobre as finanças de organizações, definir seus próprios honorários é sempre um desafio. Por mais que seja possível analisar a média de valores cobrados por serviços no mercado e utilizar a tabela de honorários contábeis do sindicato das empresas, estabelecer uma precificação ideal não é uma tarefa simples.

É preciso gerar competitividade, mas é de extrema importância estabelecer valores justos para manter a saúde financeira da sua organização em dia: além de analisar a média dos concorrentes e os orçamentos possíveis dos seus clientes, é fundamental ter atenção às finanças do seu trabalho e da sua empresa antes de definir os seus honorários.

Você sabe o que deve ser levado em conta para calcular corretamente os honorários contábeis? Prossiga na leitura desse texto e fique por dentro de tudo que precisa saber!

  1. Avalie os valores de serviços estabelecidos de outras empresas contábeis

    Analisar a média de valores cobrados pelas empresas concorrentes é um ótimo primeiro passo para estabelecer seus honorários contábeis. Vale lembrar que você deve levar em conta o tempo de experiência de cada uma, os serviços oferecidos e o perfil de clientes também.

    Então, é importante fazer isso para você poder se basear de forma mais assertiva, a fim de saber como se encaixar melhor no mercado e atrair mais clientes, mas é preciso ter atenção a esses detalhes que citamos anteriormente para não sair no prejuízo.

    Ou seja, você pode ficar de olho nas práticas do mercado de contabilidade para tê-las como referência, mas sempre deve ter o cuidado de alcançar a margem de lucro que você deseja – e necessita – em sua empresa.
  2. Analise a atual situação financeira de seu negócio

    Como contador consultor, você avalia a gestão financeira dos seus clientes, não é mesmo? 

Sabendo que isso é fundamental para manter uma empresa sempre à frente da concorrência e livre de possíveis preocupações e riscos, você também deve analisar o cenário das finanças de seu escritório contábil.

É válido, por exemplo, considerar o custo por hora de trabalho para cada colaborador e cliente; as despesas do dia a dia do escritório contábil; os serviços de manutenção de sistemas; impostos e benefícios, entre outros.

  1. Saiba qual é o tempo investido em cada atividade realizada

    Você já analisou quanto tempo é investido diariamente a cada cliente da sua empresa de contabilidade? Provavelmente você já percebeu que alguns trabalhos fluem mais rapidamente do que outros, e é preciso ter atenção a isso para elaborar orçamentos de forma mais assertiva.

    Como diz aquele ditado sobre tempo valer dinheiro, é importante avaliar o período e os custos envolvidos para cada cliente. 

As horas de trabalho dedicadas e o tipo de serviço executado, além do perfil do cliente e das necessidades deste, costumam variar de um trabalho para outro, então os honorários contábeis também devem se adequar a essas particularidades.

Por meio de algumas ferramentas digitais, como os aplicativos Toggl e Plantie, você pode manter o foco no trabalho e, ainda, analisar quanto tempo é disponibilizado para cada cliente. Vale lembrar que essas informações devem ser registradas para você ampliar sua visão sobre a complexidade e o valor de cada tarefa.

  1. Entenda as normas do CFC

    Outro ponto importante para definir seus honorários contábeis é ficar por dentro das normas da Resolução do CFC (Conselho Federal de Contabilidade), em que é possível conferir determinações para fixar seus valores em contratos por escrito.

Por meio dessa documentação, você também pode avaliar a importância dos serviços oferecidos e as especificidades exigidas para execução do seu trabalho.

  1. Faça uma tabela para definir os seus honorários contábeis

    Após realizar as pesquisas e análises mais aprofundadas, você pode utilizar os dados coletados para montar a tabela dos seus honorários contábeis.

    Por meio das informações avaliadas, será mais fácil estabelecer preços justos e coerentes com o seu trabalho. Você deve ter atenção às suas despesas fixas e variáveis antes de definir a precificação, e pode recorrer a modelos de tabela já disponíveis na internet. 


Vale ressaltar que a tabela deve conter todos os serviços – com os devidos valores – que você oferece, seguindo as normas do CFC. E, sim, a tabela de preços pode ser modificada ao longo do tempo, a depender também do mercado, dos seus clientes e da sua experiência no segmento.

Dica para alavancar os seus lucros:

A gente sabe que nem sempre é possível aumentar o valor dos seus honorários em um curto período, porém você pode – e deve – recorrer a ferramentas que te ajudem a otimizar atividades e, assim, poupar o seu precioso tempo. 

Atualmente é possível investir em sistemas contábeis de automação para integrar a comunicação com os colaboradores e os clientes, facilitando o acompanhamento de demandas e os resultados da soluções oferecidas.

Por meio desses softwares contábeis, você consegue não apenas aumentar sua produtividade, mas também ter acesso a diversas informações importantes em um só lugar, monitorar os dados obtidos, ter mais segurança e oferecer credibilidade aos clientes, além de deixar a parte mais burocrática para a tecnologia resolver em menos tempo.

Otimizando tarefas e tempo, você consegue ter mais disponibilidade para clientes importantes, aprimorar suas habilidades, dar atenção a outros setores de sua empresa e, dessa forma, melhorar a sua taxa de lucratividade e imagem profissional.

Inclusive, em períodos de crise econômica e incertezas políticas, essa é uma ótima estratégia para aplicar no seu trabalho e conquistar mais sucesso com as atividades realizadas, ampliando suas oportunidades e ajudando você a fidelizar clientes.

E aí, já se preparou para fazer sua tabela ou planilha de honorários contábeis? Ao colocar tudo na ponta do lápis, as chances de você expandir seus lucros se torna bem maior. 

Esperamos que nossas dicas ajudem você a alavancar sua carreira profissional, agora que você já sabe como calcular seus honorários contábeis de forma mais prática e eficaz.

Aproveite para compartilhar essas informações com seus colegas contadores consultores e continue acompanhando nosso blog para conferir mais conteúdos sobre gestão de negócios, contabilidade, tecnologia e dicas de marketing.

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