×
26 novembro, 2020

Empreendedorismo 2021: como iniciar o seu negócio contábil

O ano de 2021 já está se aproximando, e é nesse clima de final de ano que a gente começa a pensar nas metas e nos objetivos a serem alcançados, não é mesmo?

Se você quer iniciar seu negócio contábil, mas ainda não sabe por onde começar para empreender de forma mais assertiva, esse post foi feito especialmente para você.

Além de entender bastante de ciências contábeis, para ser dono do seu próprio negócio é necessário assumir vários desafios, como fazer a gestão de equipe, finanças e outros setores da empresa, e investir em processos inovadores para se destacar perante à concorrência, a fim de alcançar seus clientes e manter os lucros sempre em alta.

Então, já pega um bloco de notas para anotar as 10 dicas mais essenciais que reunimos para te ajudar. Acompanhe a leitura desse post com a gente e fique por dentro de tudo que você precisa saber para dar o start na sua empresa de contabilidade e iniciar 2021 com a sua entrada no universo do empreendedorismo.

  1. Realize uma pesquisa do mercado e do seu segmento

    O primeiro passo para dar início à jornada de empreender é fazer pesquisas aprofundadas sobre o mercado, o seu segmento e os concorrentes diretos e indiretos.

    Ao descobrir as tendências do seu nicho, as preferências dos consumidores, as ações positivas de outras empresas e as estratégias, que mais estão gerando bons resultados, você consegue identificar possíveis ameaças e oportunidades para o seu escritório contábil.
  2. Elabore um plano de negócios

    Depois de muita pesquisa, é chegada a hora de planejar. Para evitar erros ou os temidos prejuízos financeiros, antes de abrir a empresa, é indicado elaborar um plano de negócios.

O plano de negócios nada mais é do que um documento altamente detalhado sobre os objetivos – e as estratégias para alcançá-los, diminuindo falhas e tornando o processo mais assertivo.

É importante apresentar esse planejamento para toda a equipe, incluindo sócios e parceiros, para integrar melhor a comunicação e, assim, impulsionar a jornada para garantir melhores resultados coletivamente.

  1. Mapeie todo o processo e faça uma lista de tarefas a cumprir

    A próxima etapa é listar todas as etapas a serem cumpridas: por meio do mapeamento de processos, você consegue ver com mais facilidade quais são as prioridades e o que é necessário ser feito.

    Neste momento, também é ideal saber quais serviços serão oferecidos, para reunir mais informações e organizar melhor a estrutura da sua empresa contábil.
  2. Faça um planejamento financeiro

    Não se pode falar em contabilidade sem falar de gestão financeira, não é mesmo? Para fugir daquele ditado popular que diz que “em casa de ferreiro, o espeto é de pau”, é de extrema necessidade estar por dentro de ferramentas que ajudem você a manter a taxa de lucros sempre em alta.

    Elaborar um bom planejamento financeiro é uma ótima forma de se preparar para ter um fluxo de caixa mais sustentável e ampliar as oportunidades de adquirir investimentos financeiros para o seu negócio.
  3. Identifique os diferenciais do seu negócio

    Você já parou para pensar nos diferenciais que seu negócio contábil pode oferecer aos clientes? Ter em mente que conhecer profundamente seus produtos ou serviços pode ser bastante útil para alcançar suas metas a longo prazo pode ajudar você a obter mais sucesso na sua jornada de empreendedorismo.

    Afinal, você não vai vender apenas serviços ou produtos, mas vai oferecer soluções para os problemas de vários consumidores. Então, vale se questionar sobre quais benefícios sua empresa vai entregar ao público para além das vendas, e sobre como isso vai destacar o seu negócio perante à concorrência no mercado.
  4. Defina o seu público-alvo e crie personas

    Como saber se uma solução pode ser considerada realmente eficaz e necessária? Essa é fácil: conhecendo bem quem é o público da sua empresa. Com quem sua empresa vai dialogar, qual imagem ela quer transmitir e o que ela deseja alcançar? 


Essas são algumas questões que devem estar em pauta para você encontrar os reais consumidores do seu negócio contábil. Depois de saber com quem você vai se comunicar, se torna mais prático saber quais são as soluções mais eficientes para determinado público.

É recomendável criar personas para que você tenha informações mais específicas, visto que o público-alvo gera informações muito amplas: quanto mais definido estiver o seu público e as definições dos seus clientes, mais fácil será manter um bom relacionamento com eles, oferecendo os melhores serviços ou produtos, ampliando as oportunidades de vendas, fidelizando e atraindo novos consumidores.

  1. Tenha atenção às normas da contabilidade

    A gente sabe que o universo contábil é cheio de papelada e bastante burocracia, mas é importante ter atenção a todas as normas para manter sua empresa regulamentada no país.

    Muitas dessas normas passam por atualizações frequentemente, então a dica é sempre buscar informação, estar em constante aprendizado, participar de eventos e capacitações, e compartilhar conhecimento com outros profissionais e empreendedores da área.
  1. Invista em tecnologia

    A tecnologia é uma “mão na roda” para quem deseja empreender e precisa otimizar o seu tempo ao máximo para conseguir realizar suas prioridades e, ainda, ter a tão sonhada qualidade de vida.

    Softwares de automação são escolhas perfeitas e proporcionam diversos benefícios tanto para a gestão quanto para a equipe e os clientes. Por meio deles, você pode integrar a comunicação da equipe, monitorar as atividades, melhorar a gestão financeira, ter acesso a dados importantes, acompanhar os resultados em tempo real e aumentar a produtividade do time.
  2. Mantenha uma comunicação clara e padronize processos

    Ter uma comunicação transparente é uma das dicas mais importantes para quem deseja empreender e ter bons resultados. Além disso, se comunicar bem com sua equipe pode evitar uma série de desentendimentos ou falhas ao longo das etapas de trabalho.

    Outra dica para reduzir erros ou despesas desnecessárias, é fundamental padronizar algumas atividades: é indicado criar um método de trabalho para organizar melhor o que precisa ser feito, gerar mais segurança aos clientes e ter mais credibilidade nos serviços oferecidos.
  3.  Priorize o relacionamento com os clientes

    Oferecer um bom atendimento já é um dos pontos mais básicos para se destacar no mercado: é preciso ir além e construir um bom relacionamento com o seu público.

    Por isso, é importante conhecer bem seus clientes para analisar suas dores e preferências e, assim, oferecer sempre as soluções mais coerentes com o que eles precisam e buscam.

    Além de ter presença online, também é necessário estar disponível para atender os consumidores a qualquer hora, recebendo sugestões, indicando melhorias, respondendo dúvidas e fortalecendo a relação dos clientes com a marca.

    É essencial investir em estratégias de marketing de conteúdo, a fim de oferecer dicas relevantes para o seu público, indo para além das vendas de produtos ou serviços, tanto nas redes sociais quanto no blog do site da sua empresa contábil. Vale lembrar que é importante manter esses conteúdos sempre atualizados!

Você já consegue saber quais são os primeiros passos a serem dados agora em rumo ao desejo de empreender e ter o seu próprio negócio contábil? Esperamos que nossas dicas ajudem você a tirar esse sonho do papel e garantir resultados extraordinários em 2021.

Continue de olho em nosso blog e acompanhe também as nossas redes sociais: Facebook, Linkedin e Instagram.

× Como podemos te ajudar?