Recuperar dívidas é um dos objetivos de muitos empreendedores, e faz parte do trabalho de quem é da área de contabilidade. Porém, como cobrar o seu cliente da melhor forma? Confira!
Fazer cobranças de forma realmente eficaz é um desafio que muitos contadores enfrentam no dia a dia, pois é algo que pode criar obstáculos no relacionamento com os clientes e atrapalhar o faturamento a longo prazo. Porém, é possível seguir alguns passos para facilitar esse processo e, assim, obter mais sucesso no desenvolvimento da sua empresa contábil.
Ao longo deste artigo, vamos mostrar as principais 5 técnicas para ajudar você no momento de cobrar os seus clientes. Siga conosco e confira!
Talvez você já tenha ouvido falar sobre gatilhos mentais para divulgar uma promoção ou campanha específica, mas esses atalhos também servem como uma estratégia de gerar confiança ao seu público.
Caso o seu cliente não esteja em condição de pagar o valor inteiro da dívida, por exemplo, por que não facilitar as condições para ele? É possível oferecer a oportunidade de parcelamento da dívida para que o valor encaixe no orçamento dele ou combinar uma data de pagamento a ser feito em dois meses?
Mostrar que você está confiando na data proposta e na palavra do seu cliente também é uma forma de melhorar o seu relacionamento com ele, estreitando os laços mesmo nessa situação de cobrança de dívida.
Por falar em condições especiais para ajudar o seu cliente a realizar os pagamentos, uma outra técnica muito utilizada é a oferta de descontos. Nesse caso, é indicado que você analise um valor que não se torne prejudicial à sua empresa e que, ainda, seja atrativo para o cliente.
Com essa opção, tanto a empresa quanto o cliente saem ganhando na hora de quitar as dívidas e a relação entre ambas as partes se torna ainda mais saudável.
Ao entregar conteúdos relevantes e educativos para o seu público, por meio das redes sociais, do blog ou do e-mail marketing da sua empresa, você pode ajudar os seus clientes a conhecerem mais sobre os seus serviços e o funcionamento dos processos a serem trabalhados.
Isso pode reforçar a sua autoridade no mercado, gerar mais credibilidade ao seu público, melhorar o relacionamento com os seus clientes e manter a entrada de recursos em dia com mais facilidade.
Ao investir em um sistema de gestão financeira, por exemplo, se torna muito mais simples evitar situações de negativação e prejuízos em sua empresa. Isso porque essas ferramentas tecnológicas oferecem soluções de cobrança, otimizando o seu tempo e trabalho e fornecendo dados fundamentais para as próximas abordagens aos clientes.
Rapport é uma técnica que se refere à conexão que pode ser estabelecida entre o vendedor e o cliente da sua empresa, a fim de estabelecer um relacionamento mais saudável e duradouro.
Ao fazer abordagens com empatia, humanização e transparência, é possível aumentar a precisão no contato com o público, gerando vínculos positivos a longo prazo, proporcionando mais confiança e evitando possíveis atrasos nos pagamentos ou prejuízos à imagem da sua marca contábil.
Como é possível perceber, cobrar o seu cliente não tem a ver apenas com os recursos financeiros do seu negócio, mas principalmente com o relacionamento estabelecido entre o seu time e o seu público. Ao garantir uma relação mais saudável, você também ganha mais chances de manter os recursos em dia.
Nós sabemos que o dia a dia de quem é contador normalmente é muito corrido, mas esperamos que este artigo tenha ajudado você a entender como cobrar o seu cliente, reforçando a autoridade da sua empresa, conquistando a confiança da sua audiência e utilizando ferramentas úteis para evitar a inadimplência.
Siga as nossas redes sociais para ficar por dentro de todas as novidades: estamos no Instagram e Facebook.