Tempos de crise não são fáceis para ninguém, mas isso se torna ainda mais difícil quando envolve boa parte do país, como no caso de uma pandemia mundial, não é mesmo?
Atualmente o mercado está passando por diversos desafios e, com o isolamento social, algumas empresas passaram a adotar novas estratégias para manter suas vendas e aumentar sua taxa de lucros.
Pensando neste cenário de incertezas – crise econômica, instabilidade política e pandemia do novo coronavírus – em que não sabemos quando será possível voltar à “normalidade”, o conhecimento do contador pode ser de extrema importância para auxiliar nas dores e melhorar a saúde financeira de muitos negócios. De acordo com o estudo divulgado pelo Banco Mundial, os dados mostram que o impacto econômico da pandemia de Covid-19 será maior no Brasil do que em outros países da região.
Considerado o profissional que pode diagnosticar problemas financeiros, encontrar as soluções ideais e recuperar a saúde de empresas, o contador pode auxiliar organizações, de vários portes e segmentos, a passar por essa situação da melhor forma possível. Você quer saber como? Confira, a seguir, as 5 principais dicas para ajudar o seu cliente neste período de crise, e contribuir na melhoria de empresas e no aumento de empregos.
Você pode aproveitar os diversos formatos que a internet oferece – vídeos, áudios, mensagens de texto, publicações – para se comunicar e mostrar o seu posicionamento, seus aprendizados e informações relevantes que podem ajudar outras pessoas.
Estar presente nas mídias não somente pode ajudar você a ganhar mais visibilidade e atrair novos clientes, como também pode contribuir para que você consiga reter clientes, manter um bom relacionamento com eles e ganhar autoridade no mercado.
Isso mesmo, ao compartilhar o seu conhecimento de contabilidade com outras pessoas, você pode auxiliar em diversos problemas financeiros – pessoais ou empresariais – e, ainda, se destacar perante à concorrência.
Esta é uma oportunidade de ajudar profissionais e empreendedores, além de desenvolver sua carreira profissional: você pode se tornar um contador consultor e realizar atividades para além da sua rotina comum, utilizando a sua bagagem de aprendizados na prática, a fim de fortalecer empresas em sua região.
Depois de entender melhor o que seu cliente está passando, é hora de fazer um diagnóstico para avaliar a situação e as dores, e analisar as possíveis oportunidades de tomar decisões assertivas e conquistar melhorias.
Para isso, vale ter algumas atitudes essenciais, a fim de transmitir mais credibilidade e segurança, como:
– pesquisar sobre o mercado;
– obter informações sobre o nicho do negócio;
– estudar as consequências econômicas da pandemia no segmento do cliente;
– buscar informações básicas da empresa, como pagamentos que ainda não foram feitos, por exemplo;
– tirar dúvidas com o cliente para complementar os dados obtidos;
– classificar a situação do cliente;
– mapear as dores da atual situação;
– identificar novas perspectivas.
Por meio de uma comunicação aberta e transparente, você deve mostrar possíveis caminhos para o cliente, mostrando a disponibilidade de guiá-lo e ampliando a sua visão para as novas perspectivas, com base nas pesquisas realizadas.
Ao analisar o cenário atual do mercado, saber as mudanças da economia e as necessidades e prioridades do seu cliente, você poderá identificar quais passos devem ser dados para evitar prejuízos, multas e uma imagem negativa para a empresa.
Vale lembrar que é importante informar cada detalhe ao cliente, para que ele também saiba o que deve ser feito, com o intuito de manter a comunicação transparente e contribuir no bom desenvolvimento da empresa.
Portanto, vale se atentar com cuidado para evitar problemas na gestão de finanças. Para isso, é importante seguir alguns pontos, como:
– pensar em ações estratégicas para contornar os prejuízos;
– avaliar tudo que entra e os custos;
– cortar gastos que não são necessários;
– organizar o plano de contas e o fluxo de caixa;
– alinhar os processos para diminuir possíveis impactos ao longo da crise;
– buscar formas de reduzir os tributos;
– negociar prazos para pagamentos e dívidas;
– orientar linhas de crédito vantajosas;
– propor estratégias para aumentar a taxa de lucros;
– esclarecer novas regras de mercado e identificar como o cliente pode se adequar da melhor forma;
– reduzir custos do cotidiano e evitar multas.
Ademais, há outras formas de ajudar, expandir a confiança do seu cliente e ampliar sua taxa de lucros. Por mais que você não tenha se formado em Direito, você tem conhecimento sobre as leis e pode ajudar o seu cliente na área trabalhista ou orientá-lo em decisões no que se refere a tributos e obrigações burocráticas, por exemplo.
Você pode oferecer informações e materiais educativos para fazer com que ele esteja por dentro das mudanças do mercado e evitar que ele seja influenciado por fake news, que estão muito espalhadas também na área empresarial, e garantir que ele aprenda mais sobre novas possibilidades de manter a saúde financeira da empresa. Quanto mais informações ele tiver, mais chances de sair da crise com decisões e estratégias assertivas.
Esperamos que nossas dicas tenham ajudado você, e que seus clientes possam potencializar seus resultados para superar as dificuldades econômicas com o seu auxílio.
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