×
Como um blog pode ajudar seu escritório a conquistar novos clientes
28 fevereiro, 2018

Como um blog pode ajudar o seu escritório contábil a conquistar novos clientes

Desde pequenas lojas até grandes empresas, estão entrando na onda do blog. E quando falamos de blog, não precisa ser um canal externo ao seu site, você pode utilizar a área de notícias do seu site.

E por que não criar um blog para o seu escritório contábil?

Ter um blog é forma fantástica de sua empresa se consagrar como entidade influente e torna-se referência no mercado. Além de tudo, vai divulgar o seu nome e melhorar bastante o SEO (ranking da sua página nas buscas no Google).

Mas por que um blog?

Procure ver o blog como uma chance de compartilhar algumas de suas ideias com o público-alvo do seu escritório.  A força da internet já é uma realidade para todos nós, e o marketing feito por meio dela vem mudando bastante. Mais de 70% dos brasileiros fazem buscas antes de comprar, ou seja, ter um site com conteúdo para “ser encontrado” pode fazer toda a diferença. Além disso, já é um comportamento natural os clientes optam em chegar até os prestadores de serviço, em vez de aguardar de forma passiva que as empresas os alcancem com anúncios pagos.

As pessoas buscam na internet por diferentes tipos de conteúdo. Dentro de conceitos mais recentes de marketing, essas buscas estão dentro de um clico de “jornada de compra“. Não é o caso de aprofundarmos muito nesse post sobre o assunto, mas quando uma pessoa busca por algo técnico, de resolução de um problema prático, ou seja, ela busca sobre “dores e dificuldades”do dia-a-dia. Essas buscas são características dentro da jornada de compra da fase de “aprendizado e descoberta“.

De forma prática, a medida que essa pessoa (ou futuro cliente) vai “consumindo” as informações do seu blog, pois são relevantes para ela, você vai se tornando uma referência para essa pessoa. Logicamente tendemos a confiar em quem é referência, ou seja, quando ele precisar de um contador, quem você acha que ele procurará? Você 😉

Por exemplo, o dono de um depósito de construção destina um bom tempo à pesquisa e à leitura sobre as “leis trabalhistas” ou “como calcular e registrar o 13º salário dos funcionários”.  E como você é contador, e tem exatamente este conteúdo no seu blog, a pesquisa pode direcionar para a sua página.

Mas como escolher o conteúdo que será relevante para o seu público?

Se você já tem um histórico de atendimento de clientes, você pode fazer um exercício das principais dúvidas que geralmente os empresários que contratam serviços contábeis tem. Apresente dicas e sugestões de como o seu cliente pode resolver essas questões.

Você também pode buscar por tendências no Google Trends, nele você consegue visualizar e comparar as buscas feitas historicamente no Google. Você pode comparar, por exemplo, se na cidade de São Paulo, nos anos de 2015 a 2018, as pessoas buscam mais por “como detalhar meu IRPJ”ou por “como reduzir os tributos que pago na minha empresa”. A ferramenta te dirá qual o volume de busca para cada termo, dessa forma, você poderá escolher o melhor tema. 

Tipos de posts

Em relação aos tipos de post, existem muitas possibilidade, pode ser um relatório sobre um treinamento ou congresso, divulgar novos serviços, novidades da área contábil que ajudarão ou atrapalharão os seus clientes, etc. Além disso, você pode compartilhar esse conteúdo em formato de texto, áudio ou vídeo. É fundamental lembrar sempre de quem é o seu público alvo, não vale criar conteúdo para contadores se o seu público alvo são empresários da área de moda, entende?!

No final das contas, o mais importante é a criação de um conteúdo de qualidade e relevante, publicado com uma certa frequência.

Além disso, a tarefa de atualizar o blog pode ser dividida com várias pessoas da sua equipe. 

E para que seu post alcance mais pessoas, não esqueça de compartilhar o conteúdo nas suas redes sociais, peça para seus colegas de trabalho também compartilharem. Outra dica é investir um pouco de dinheiro impulsionando esses posts nas redes sociais.

Agora que você já sabe da importância de ter um ambiente de compartilhamento de conhecimento, faça seu planejamento e comece já!

Se você ainda não tem um site e blog, você pode criar um com o Contábil10. Se precisar de ajuda, basta falar conosco, será um prazer ajudá-lo!


× Como podemos te ajudar?