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Nicho do mercado contábil
25 setembro, 2021

Por que definir um nicho para sua empresa contábil?

Apesar de os profissionais contábeis terem a oportunidade de atender de forma generalizada, oferecendo serviços para vários segmentos, é fundamental se especializar em um nicho para se destacar mais no mercado.

Você se considera um profissional contábil generalista ou especialista? Isso é, presta serviços para empresas de qualquer ramo ou é especializado em determinados nichos? Uma das maiores tendências, atualmente, é ter nichos definidos para construir autoridade no mercado e se diferenciar dos concorrentes.

Ao definir um segmento para se especializar, você consegue aumentar a qualidade dos serviços que oferece, gerando benefícios não somente para sua carreira profissional, mas principalmente aos seus clientes, que vão ter mais segurança e confiança com o seu trabalho.

Nós sabemos que o leque de oportunidades é bastante amplo para quem trabalha com contabilidade, mas vale a pena entender qual é o nicho mais adequado a ser escolhido pela sua empresa contábil. Confira as dicas que reunimos, a seguir, e saiba mais sobre isso. Boa leitura!

O que significa o termo contabilidade de nicho?

A segmentação ou o nicho de mercado nada mais é do que uma estratégia voltada às empresas que definem um grupo de clientes, a fim de se comunicar de forma mais personalizada e diferenciada, atendendo às necessidades do seu público com mais eficácia e credibilidade.

Enquanto antes era mais necessário ter um lugar físico para captar clientes em uma região, hoje um dos pontos mais essenciais, por meio do avanço da internet e das soluções tecnológicas, é atentar às soluções ideais que devem ser entregues nos serviços de contabilidade oferecidos ao público da marca.

Dessa forma, a contabilidade de nicho consiste em segmentar o ramo de atuação da empresa contábil, estabelecendo um grupo de pessoas com características, objetivos e necessidades semelhantes, com o objetivo de definir planejamentos mais estratégicos e oferecer serviços especializados.

Quais as vantagens de focar em um nicho na sua empresa contábil?

Como falamos, a segmentação de mercado ajuda você a conhecer mais o seu público, delimitando características e necessidades, o que facilita os processos de comunicação e vendas, além de gerar diversos outros benefícios, como:

  • melhorias no desenvolvimento e na imagem da marca;
  • mais qualidade nos serviços oferecidos;
  • aumento das oportunidades de captação e fidelização de clientes;
  • planejamentos mais estratégicos e eficazes;
  • expansão dos lucros e das vendas;
  • construção de autoridade no mercado;
  • geração de competitividade;
  • aprimoramento das habilidades e competências da equipe;
  • excelência e personalização no atendimento;
  • aproximação entre o contador e os empresários;
  • mais segurança e credibilidade a longo prazo.

Como definir um nicho para a sua empresa de contabilidade?

Ao saber mais sobre o conceito do termo e a importância de utilizar essa estratégia, é de extrema importância entender como aplicá-la no seu escritório contábil. Então, a seguir, você vai conferir o passo a passo para obter mais sucesso nessa jornada. Aproveite!

Avalie o histórico de clientes da empresa

Quais são os clientes atuais e os que já passaram pela sua empresa contábil? É interessante analisar o seu público, a fim de encontrar similaridades entre os segmentos já atendidos. Essa é uma ótima forma de ver quais conhecimentos você e sua equipe apresentam, e quais são reforçados com mais frequência.

Conheça os tipos de segmentação

Após a análise do seu histórico de clientes e vendas, o próximo passo é conhecer os tipos de segmentação e considerar o que é ideal para o seu negócio. Os principais tipos, são:

  • geográfica (atendimento destinado a uma região, uma cidade ou um estado);
  • porte (relacionado ao tamanho da empresa);
  • setor (ramo que você tem mais familiaridade);
  • estágio (entender se os serviços vão focar na abertura ou no suporte de empresas).

Aplique a Matriz BCG e a análise SWOT

Tanto a Matriz BCG quanto a análise SWOT são ferramentas de análise para ajudar as empresas a entenderem melhor o mercado em que atuam: a primeira é ótima para descobrir quais serviços geram mais renda com menos investimentos; e a segunda é ideal para conhecer as forças e fraquezas da organização, e as oportunidades e ameaças do mercado.

Fique de olho no cenário de cada segmento

Apesar de já saber quais ramos são os mais atendidos pela sua empresa contábil, é necessário pesquisar também se estes são os mais financeiramente vantajosos para o seu escritório. 

Caso o segmento que você tem mais experiência, por exemplo, esteja em uma situação crítica no cenário econômico, vale estudar outras possibilidades e pesquisar, de forma mais aprofundada, as características de outros setores em desenvolvimento crescente para ampliar os seus contatos.

Invista em estratégias de marketing

Utilizar estratégias de marketing digital como ferramenta para potencializar os resultados e se destacar mais no mercado é uma ótima escolha. Ao definir um nicho a ser atendido pela sua empresa contábil, também fica mais fácil preparar campanhas mais focadas em um público definido.

Utilize sistemas de automação

É importante lembrar que ao adotar a contabilidade de nicho, a entrada de alguns clientes pode ficar limitada, então é preciso gerenciá-los de forma escalável, investir em ações para atrair mais empresas do segmento escolhido e ter o devido controle nas finanças da organização para manter a saúde financeira em dia.

Contar com o auxílio de sistemas de gestão é uma forma de ter mais praticidade no dia a dia, aumentar a produtividade da equipe, melhorar o atendimento aos clientes, controlar as entradas e saídas financeiras e, ainda, obter mais sucesso nos próximos passos da sua empresa.

Esperamos que este artigo tenha ajudado você a entender mais sobre a importância da contabilidade de nicho, os benefícios desse processo e como definir um nicho para sua empresa contábil na prática.Siga o nosso trabalho nas redes sociais para ficar por dentro das novidades: estamos no Facebook e no Instagram. Até logo!

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