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Atendimento contábil personalizado
10 fevereiro, 2022

Contador, conheça os perfis dos seus clientes e adote um atendimento personalizado

Quem são os clientes do seu escritório contábil? Entender o perfil do seu público é uma das principais recomendações para quem deseja oferecer um atendimento personalizado e ter mais sucesso com os seus serviços.

Provavelmente você já conhece os seus serviços de forma mais aprofundada, entendendo os benefícios que eles podem proporcionar ao público, mas será que já sabe o que os seus clientes realmente precisam e preferem? 

Conhecer os perfis dos clientes do seu escritório de contabilidade pode ajudar você a compreender quais são as soluções ideais para atrair e fidelizar mais pessoas, além de reduzir o churn do seu negócio, a longo prazo.

Prossiga na leitura deste artigo e descubra como entender os perfis dos clientes do seu escritório contábil com mais facilidade e eficácia. Acompanhe conosco!

Por que vale a pena conhecer o perfil do seu público?

Um bom contador já sabe o quão importante é ter um contato mais próximo com o seu cliente, a fim de identificar quais são as suas dores e os seus objetivos para que, dessa forma, a situação seja resolvida com mais sucesso. E, para isso, o mais indicado é entender o perfil de cada cliente.

Assim como o comportamento do consumidor tende a mudar com o passar do tempo e os avanços tecnológicos, cada um dos seus clientes apresentam problemas diferentes, que devem ser levados em consideração antes de vender qualquer serviço ou produto. 

Por meio de um atendimento personalizado, os clientes podem se sentir mais compreendidos, estreitando os laços entre o empreendedor e o contador e facilitando a retenção do público.

Por isso, quanto mais você conhecer os consumidores dos serviços do seu escritório, mais bem-sucedido o seu trabalho vai ser e melhores serão os relacionamentos entre a sua empresa e os clientes, aumentando a possibilidade de vender mais.

Quais são os perfis de clientes?

Após saber mais sobre a importância de analisar o perfil do público da sua empresa contábil, é hora de colocar isso em prática. Você já sabe dizer quais são os perfis dos seus clientes atualmente? Há alguns pontos que valem a pena ser observados para identificá-los de um jeito mais prático e simples. Confira a seguir!

Cliente impaciente

Já passou por algum atendimento em que o cliente parecia não ter paciência para contribuir com o seu trabalho? Normalmente isso faz parte do perfil de cliente que vai fazer mais cobranças, pedir desconto nos serviços e exigir que você faça o seu trabalho sempre da melhor forma possível, mesmo que ele não ajude.

Para lidar com esse cliente, é necessário estabelecer algumas regras a serem cumpridas antes de fechar negócio, a fim de reduzir futuras dores de cabeça e facilitar a sua rotina.

Obediente

Enquanto alguns clientes são muito estressados, outros são o contrário disso e podem ajudar você a aprimorar o seu trabalho com mais tranquilidade e leveza, entendendo o que precisa ser feito e confiando nos serviços do seu escritório contábil. 

Muitas vezes, esse perfil faz muitos questionamentos no início para saber se pode confiar nas soluções oferecidas, mas depois pode até divulgar o seu trabalho em contabilidade para outros empreendedores. Portanto, é indicado responder a dúvidas e ouvir sugestões da melhor forma para gerar mais credibilidade.

Colaborador

Além do obediente, que cumpre tudo o que você pede, seguindo datas e sugestões da forma ideal, tem também aquele perfil de cliente que é quase um colaborador do seu time: ele dá sugestões, respeita o seu horário e, ainda, oferece tudo o que você precisa para entregar soluções melhores.

Você conhece clientes desses perfis? Lidar com pessoas de vários tipos é um dos desafios que todo bom contador precisa aprender para realizar atendimentos personalizados mais eficazes e, com isso, aumentar as vendas. Esperamos que este artigo tenha ajudado você!

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