A aplicação de ferramentas de marketing no dia a dia das empresas vem sendo cada vez mais difundida. Isso vem acontecendo por conta que muitos gestores olharam para o marketing como uma área em expansão e muito promissora, permitindo uma projeção positiva no mercado, obtenção de mais clientes e, claro, mais lucro.
Em razão disso, neste post iremos apresentar as 4 ferramentas de marketing essenciais para contadores,para você melhorar ainda mais o trabalho do seu escritório contabilidade.
Benchmarking
É o processo de procurar por melhores táticas, ideias inovadoras e procedimentos de operações mais eficazes que levem a melhores resultados. O benchmarking permite analisar, identificar as melhores práticas de mercado e fazer um comparativo entre o seu negócio e outros que apresentam os melhores resultados que podem ajudar a sua empresa a obter um desempenho superior.
CRM (Customer Relationship Management)
O CRM é uma estratégia de negócios que tem como objetivos fidelizar clientes, aumentar a satisfação e estreitar o relacionamento. Mais do que uma ferramenta, o CRM é uma filosofia de gestão baseada em marketing de relacionamento. O mecanismo permite reunir informações dos clientes e entendê-los melhor. Assim, é possível ofertar melhores serviços, maior entendimento sobre suas necessidades e até mesmo atrair novos clientes.
SWOT ou FOFA (Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças)
É simplesmente uma análise do ambiente em que a empresa se encontra. Por conta, da sua facilidade de entendimento e uso, é bastante usada em diversos negócios.
A ferramenta ajuda a analisar tanto o ambiente interno (Forças e Fraquezas), através da identificação dos pontos fortes e fracos, quanto o ambiente externo, que identifica situações do mercado que podem ser prejudiciais (Ameaças) ou favoráveis (Oportunidades).
Por meio dela é possível avaliar quais são os pontos positivos (e que podem ser reforçados) e os pontos negativos, que devem ser minimizados para que os riscos não tragam tanto impacto para a sua empresa.
Pesquisas de marketing
As pesquisas de marketing são feitas através da coleta, análise e comunicação em bases sistemáticas de dados, das descobertas relevantes de marketing para uma empresa. Tem grande valia no processo de tomada de decisões.
Como observamos, há diversas ferramentas simples que podem ser aplicadas ao marketing para contadores e ajudar no desempenho da sua empresa.